É preciso preparar além do vestibular, é preciso preparar para a

VIDA!

Ainda escutamos muito que a boa escola é aquela que abarrota os alunos de conteúdo e com muita tarefa, como se fossem uma folha em branco (já diria o filósofo inglês John Locke).  Contrapondo a essa visão, o colégio se apoia em uma linha de pensamento onde as disciplinas trabalham o conteúdo, mas também favorece a uma relação dialética da criança com seu meio e se preocupa com sua formação integral, englobando aspectos intelectuais, afetivos, físicos e motores.

Em tempos de tanta disputa, medicamentos, depressão, transtornos, suicídio dentre tantos outros conflitos psíquicos e dilemas vividos por nossas crianças e adolescentes, vale a pena colocar em questão essa visão de escola que defendemos:

• O colégio acredita em valorizar não somente os professores e sim, todos aqueles que trabalham na escola e que têm um papel importante na formação dos alunos. Desde a entrada da escola, passando por seus diferentes “departamentos”, vemos o projeto da escola presente na forma de cada pessoa se relacionar com os alunos, as famílias e entre eles. Fazendo muito mais do que sua função específica exige, se implicando nas relações, prontos a ajudar no que for preciso, fazendo questão de conhecer todos que ali passam tantas horas do seu dia. E o melhor, trazendo um brilho no olhar, um orgulho em fazer parte dessa equipe, em um contexto que é vivo e dinâmico. Se dedicam, se emocionam e se envolvem, entendendo a importância do seu papel para que nossa escola seja “a escola”.

• Acreditamos na escola que entenda a educação como uma formação ampla e integral do ser humano. Que não se restringe a ensinar conteúdo e passar listas de exercícios para casa.  Que proporcione oportunidades para o aluno, mesmo na fase da adolescência, de vir à escola participar do “Basic Rock, pesquisando e conhecendo sobre a cultura de um determinado país para um grande debate e um grande show. E também incentive para que passem um sábado em São Paulo fazendo uma prova de Olimpíadas de Matemática ou Ciências, inscrevendo todos os alunos para que todos desfrutem dessa experiência.

• Acreditamos na escola que envolva seus alunos no esporte, que investe em educadores físicos muito competentes que se dedicam ao máximo em cada etapa dos Jogos Estudantis. E como aprendem nesses jogos! Vivenciam o que é trabalho em equipe, união, amizade, respeito, responsabilidade e determinação. Ih! São tantos aprendizados que não conseguiríamos listar, mas podemos garantir que são finais de semana que valeram mil horas de estudo.

Ah, mas no nosso colégio os alunos estudam e se preparam? Sim! Muito! São horas de leituras, tarefas e estudo com muita mediação dos professores, construção de conhecimento e de um pensamento crítico, onde são respeitados, acolhidos e desafiados a desenvolverem cada vez mais sua autonomia.

Esse é nosso colégio! A escola em que o aluno é feliz. Esse é o nosso propósito!

A escola que o prepara não somente para o vestibular e sim para a vida!!!

MCM_9915

MCM_0253