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Projeto Raízes Urbanas

– Ensino Médio 2024

O objetivo do projeto é realizar a arborização urbana a partir do plantio árvores frutíferas de pequenos e médios portes, salientando a importância da recuperação de áreas devastadas; além de impulsionar o zelo com o meio ambiente e seres vivos, como forma de cidadania. Essa atividade prioriza conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância que as árvores têm no meio ambiente, proporcionando sombra e redução da temperatura; contribuindo para o combate ao aquecimento global; produzindo oxigênio e proporcionando melhoria na qualidade do ar e da umidade em dias secos; fornecendo alimentos; servindo de abrigo para a fauna; colaborando com a preservação das espécies; reduzindo a poluição visual e evitando deslizamento de terra em enchentes.

O projeto de Biologia é colaborativo, pois envolve alunos, professores, coordenação e a comunidade, além de estar alinhado com as competências específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na BNCC, bem como com a necessidade de estimular a conexão entre o aprendizado em sala e o ambiente social. (EM13CNT206). Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta. Por que espécies nativas e frutíferas?

 O alimento é exatamente o que os animais nativos precisam.

 Fazem parte de uma determinada floresta, onde uma espécie ajuda a outra, de diversas formas.

 Dificilmente espécies nativas são exterminadas por pragas, pois já desenvolveram muito bem uma defesa para cada ameaça da região - ou seja, são muito indicadas em plantios orgânicos, que desejam não utilizar agrotóxicos.

 A relação entre os nutrientes disponíveis e os nutrientes necessários para a árvore é harmoniosa.

 São as árvores nativas que os pássaros nativos procuram para fazer seus ninhos.

Na fase de aplicação, os alunos fizeram observações em diversos pontos da cidade e definiram, junto com a professora, os locais para o plantio das mudas. Começaram, então, a busca por parcerias, pois a proposta é que essa não seja uma atividade isolada, mas uma ação constante, durante todo o ano - de junho a dezembro. Conseguiram, inicialmente, a doação de 10 mudas frutíferas, de uma estudante de Design Gráfico, que tinha um projeto de extensão sobre colaborar com replantio, além de outras mudas doadas pela Prefeitura Municipal de Taubaté, por meio do 2 departamento do Meio ambiente. O plantio foi feito pelos próprios alunos, acompanhados pela professora regente e pela coordenação pedagógica.

E não paramos por aqui...

Para medir a eficácia do projeto, os alunos, divididos por grupos, farão o acompanhamento mensal de suas árvores, beneficiando, assim, toda a comunidade. A ideia é que a escola participe efetivamente de mudanças ambientais e se fortifique na função social de educar, inserindo cidadãos conscientes na sociedade.

Ação

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